sábado, 14 de agosto de 2010

Devaneio sobre a dificuldade de algumas pessoas em se comunicar

Achei o caminho do blog de novo, bem devaneava eu pelo twitter quando me lembrei desse fato irritante, mas deveras engraçado (quando não é comigo). As pessoas não sabem se comunicar, tudo bem, disso todos já sabemos e o tema é muito extenso, então vou focar nos problemas menos importantes e mais fáceis de devanear pq to com preguiça de blogar coisas relevantes hoje e como podem ver, vivo com preguiça por isso mal posto aqui.

Primeiro eu não entendo pq as pessoas se repetem tanto, acho que é pela insegurança do falante na efetiva explicitação do que se quer informar, por isso se repetem como forma de garantir o entendimento, eu vi isso ontem no ônibus, um jovem perguntou ao cobrador sobre o ônibus passar em um determinado local, ao receber a resposta positiva perguntou ao mesmo se sabia se na hora em que passaríamos em frente ao local, este ainda estaria aberto, depois da resposta inconclusiva, se deu a explicar os motivos que o levariam a desejar ir lá, local esse, uma loja que segundo ele compra produtos com pequenos defeitos (arranhados, uma pecinha quebrada, etc.) direto da fábrica ou de grandes revendedores, conserta e vende por um valor bem abaixo, e depois explica que só pegou aquele ônibus por causa disso.

Ele repetiu umas cinco vezes essa informação, que só pegou aquele ônibus por esta razão, mas dizia: “só peguei esse aqui, pq tenho que descer ali pra comprar, se não pegaria o outro” e explicava o quanto era desvantajoso pegar esse ônibus em relação aquele, e tornava a dizer “só peguei esse aqui...” por fim dizia “tu entendeu? Eu só peguei esse aqui...” eu não me contive e disse “já entendemos cara, vc só pegou esse...”

Além disso, eu não entendendo pq raios as pessoas repetem o sujeito na oração, elas dizem, “vc fez o trabalho vc?”, “ela ‘tá’ muito metida ela”, “eu to com sono eu”, “elas são muito ‘exigenti’ elas”, será que não pensam no que estão falando, não se ouvem ao falar? Com razão eu não dou atenção, se elas sequer se ouvem não serei eu a ouvi-las.

Mas eu acho que isso se dá por conta de um outro problema, a preguiça de repetir, o que faz as pessoas repetirem por antecedência para “adiantar” o diálogo, assim, elas começa a frase com “você vai pegar as compras no carro?” e já supondo que seu interlocutor não atentou para o começo da frase, ele já repete “vc”, pq ele supõe que o ouvinte apenas assimilou a parte “pegar compras no carro?” e para poupar o trabalho da pessoa em perguntar “o que?” já repete, o que gera uma frase idiota “vc vai pegar as compras no carro vc?” hã?

Pior do que isso, é quando a pessoa repete só o final, o que resulta em conversas divertidas:

-Você vai pegar as compras no carro?

-Que? Não entendi.

- As compras.

- O que tem?

- No carro!

- Ta e daí?

- Você vai pegar as compras no carro?

- Aaaaaaaaaaah ta, vou sim.

Passem a prestar atenção nisso e divirtam-se ouvindo involuntariamente diálogos no ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário