domingo, 14 de março de 2010

Devaneios sobre o Fordista Mc Funcionário e a Teoria do Caos

Hoje ao sair do trabalho, me deu vontade de ir ao Mc Donalds, chegando lá, mais uma vez fiquei achando graça dos seus funcionários robôs, fiquei olhando a loja e sua “arrumação”, foto de dois funcionários com dizeres “funcionário do mês” e etc.

Ao chegar ao caixa para ser atendido, o funcionário me diz “aceita a sugestão bla bla bla”, acontece que quando estou nesse estado contemplativo, minha atenção as vezes cai, e eu perguntei o que ele havia dito, ele pensou 2 segundos para saber o que me disse, e repetiu, achei graça, pq eles já falam isso automaticamente.

Resolvi perguntar o que tinha num sanduíche que já não lembro o nome, ele me disse “pão carne, Bacon, alface, tomate, cebola, catchup e mostarda”, eu sacanamente perguntei “o que?”, ele repetiu metódica e roboticamente, respeitando uma cadência na frase, ele repetiu... Sacanamente eu disse “Pão carne, bacon, alface e o que?” não foi surpresa ao saber que ele pensou 5 segundos, antes de saber me responder, hahaha, tudo pq eu quebrei a cadência dele.

Enfim, pedi mesmo um Big Tasty SEM ALFACE E TOMATE, cara, não sei se vcs sabem, mas isso é a MORTE para os pobres funcionários de lá... Por fazerem tudo roboticamente, quando eu pedi, o atendente já me olhou estranho, me deixou falando sozinho e berrou pro colega ao seu lado sobre meu pedido, que imediatamente berrou o meu pedido pra cozinha, que por sua vez começou um reboliço, como quando vc pisa no meio de um caminho de formigas, o chapeiro ficou perdio coitado, olhou pra carne, pro pão, pro alface do tipo, “como não colocar isso”, o rapaz que me atendia, não sabia o que fazer, pq eu tava la parado esperando, e pessoas atrás de mim, toda hora funcionários gritavam e me apontavam como dono daquele pedido estranho, e o que me atendia não saia o que eu fazer, tentava atender outras pessoas mas visivelmente incomodado comigo lá paradão esperando...

Enfim, a cultura fordista do Mc Donalds faz eles serem robôs, quando quiserem se divertir, vão até lá, e os faça fazer coisas diferentes da sua rotina robótica o caos tomará conta de tudo, e vc vai se divertir horrores, vão te perguntar 567 vezes qual bebida vc quer, e o tamanho da batata.

Enfim, nada sério, poético ou pseudo filósifico, ou quem sabe, tudo sério, poético e até pseudo filosófico.

Um comentário:

  1. ele são totalmente alienados, e muitas vezes por voc mudar uma coisa, eles fazem tudo errado.
    outro dia só pedi pra adicionar uma coisa ai eles se enrolaram todinhos me deram o pedido todo trocado, e quando eu pesso o refrigerante sem gelo, gente a budega parece que entra em alerta vermelho... rsrs

    Vick aki!

    ResponderExcluir