terça-feira, 9 de novembro de 2010

Devaneio sobre as motivações do cavalheirismo.

Eu sempre fico incomodado quando uma mulher qualquer, EXIGE que eu seja cavalheiro, o tal do cavalheirismo deve ser espontâneo e não obrigatório. Mas não é isso que me intriga, e sim seus reais motivos.
Primeiro, pq ser cavalheiro? Sempre que pergunto isso às pessoas não conseguem explicar, só dizem “ah, é uma questão de educação”, o que efetivamente não responde nada. Vamos lá, busquei no dicionário a descrição do tal “cavalheiro”.

Cavalheiro: (Segundo o Dic. Michaelis)
1 Homem de boas ações e sentimentos nobres.
2 Homem de boa sociedade e educação.
3 Par de uma dama na dança.
4 Título de cortesia; senhor, a par de senhora ou dama

Segundo o dicionário é isso aí, ser cavalheiro é ter boas ações, sentimentos nobres

e ser educado, perfeito. Mas na prática não é isso, na prática ser cavalheiro é curiosamente ter todos esses adjetivos fortemente intensificados quando o alvo do cavalheirismo pomposo é
uma ... DAMA. Isso mesmo, quando é uma mulher, um ser que possui peitos e... Bem, sabemos o que as mulheres possuem.

Veja bem, pq um homem adulto e sadio cede lugar a uma senhora de idade já avançada no ônibus? É uma questão de educação? Que seja, mas ela tem uma razão de existir, a educação existe para que façamos automaticamente coisas que se refletirmos acabaremos fazendo, então a tal da “questão de educação” só existe para agilizar esse processo, mas voltando, nós nos levantamos pq a senhora idosa infelizmente, é menos capaz de ficar ali de pé, se segurando no balanço do ônibus e sobre suas próprias pernas durante a longa viagem, do que um homem adulto e sadio, por isso o homem deveria ceder seu lugar. O mesmo acontece quando é um senhor de idade avançada, uma mulher grávida ou com um bebê de colo, deficientes físicos, etc.

Mas enfim, pq ser cavalheiro com uma mulher adulta e sadia? O que realmente motiva o homem a sair da frente e deixar que a “dama” entre primeiro? O que o faz segurar sua bolsa, abrir a porta do carro, pagar a porra da conta, ceder seu lugar, etc? Quando ele o faz para sua mulher/namorada sabemos que o faz pq gosta da moça e quer ser agradável, mas e uma desconhecida?

Curiosamente, os caras realmente gentis são “cavalheiros” com ambos os sexos, não só com o sexo oposto, mas os tais “cavalheiros” não são assim, e isso se motiva por duas coisas, primeiro, o fato de acharem (vão me apedrejar aqui) inconscientemente que a mulher é um ser inferior e precisa de vantagens dadas no cotidiano para se equipararem aos homens, e o outro é simples, eles querem comê-las, talvez seja algo tão intrínseco que nem se perceba, seja involuntário, alguma coisa do código genético que impila o homem a ter atitudes que podem coloca-lo em alguma vantagem para com o sexo oposto, mas é inegável, os “falsos cavalheiros” não cedem lugar na fila, não pagam lanche e não deixam entrar primeiro no elevador outros marmanjos iguais a ele.

Eles os tratam com respeito, e como iguais, a ordem de chegada na fila que é respeitada, na hora de sair do elevador o que tiver mais perto da porta sai primeiro e assim vai, ninguém fica parado dizendo “vc primeiro”.
E sim, isso é algo tão encrustrado na nossa sociedade pelo decorrer dos séculos, que é difícil não ser assim, nós fomos educados assim, e nossos pais, e avós, e bisavós.

Por isso gosto das artes marciais, na hora que o coro come a hipocrisia da falsa educação acaba, só resta o respeito mútuo sincero, a cortesia sincera, enfim, quando o coro come tudo é mais sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário