terça-feira, 23 de novembro de 2010

Devaneio sobre auto diagnósticos

Não é de hoje, aliás, nada que eu posto nesse blog eu percebi há pouco tempo, mas enfim, não é de hoje que eu percebo que as pessoas têm mania de se auto diagnosticar com doenças gravíssimas, e pior, elas o fazem como se isso fosse na melhor das hipóteses, simples e normal, e na pior delas, como se fosse muito legal.


Eu fico pensando pq fazem isso, mas dessa vez não cheguei à conclusão alguma, suponho que seja por ignorarem o que é de fato ser acometido de uma dessas doenças, e acham que tudo é mais simples do que é.

Vamos a elas: Quando alguém quer dizer que tem coragem para fazer alguma coisa meio improvável, difícil ou perigosa o acéfalo diz: - EU SOU MALUCO, se ele está se referindo a algo que necessite de coragem, ele ainda fala isso com o maior orgulho, como se fosse muito legal, motivo de comemoração e inveja dos outros a tal maluquice.

Ok, essa foi leve, vou pra outra então.

O Sujeito não gosta de ficar parado, fica mexendo a perna ou as mãos quando está parado, ou ainda, é só um fresco que é fanático por limpeza, e ele diz o que sobre si? Ele diz: -EU TENHO TOC. E diz com orgulho, hahaha. Sim, além de se auto diagnosticar com um Transtorno Obsessivo Compulsivo sem ter nenhum preparo para tal, o sujeito ainda acha isso super legal. Ora, eu não quero questionar caso a caso se a pessoa tem ou não a doença do TOC, mas sim, pela ordem, o aparente orgulho ou pelo menos o sentimento de "eu acho legalzinho" em ter TOC, e a afirmação deliberada de que possui tal doença sem sequer ter visitado um médico.

Incontinência Urinária: Tadinhos, aqui na verdade as crianças são vítimas dos adultos, basta o guri demorar mais do que o padrão pra parar de regar a cama de noite, que é prontamente diagnosticado com incontinência urinária. Nesse caso pelo menos ninguém acha legal, mas raramente é incontinência mesmo, geralmente é falta de costume em "prender" e sono pesado mesmo.

Os Complexos: Ahhh aqui temos um mundo de possibilidades, todos os tipos de complexos podem ser criados, diagnosticados, tratados, curados, readquiridos, sem que sequer tenham sido adquiridos uma primeira vez, e digo mais, sem que necessariamente existam de fato.

São eles: 
Auto estima baixa: Também conhecida como "baixa estima" hahahaha. é Complexo de inferioridade.

Se é gorda: "Não fala que ela está gorda, ela está complexada com isso" hahahaha. Temos até variações, "complexado" alguém que tem "complexo" de qualquer coisa, enfim, a garota gorda esconder a barriga pq acha feia, não faz dela só alguém insatisfeita com o próprio corpo como 99% das mulheres, mas uma complexada, uma pessoa que tem uma doença psicológica e precisa de tratamento.

Se é feia: Aqui apesar de se encaixar também a doença psicológica passível de diagnóstico e tratamento especializado que seria o tal "complexo de inferioridade", também pode-se chamá-la apenas de "complexada com a aparência", sim, ela está doente pq é feia e sabe disso.

Tem a espinhela caída também, mas essa é realmente grave, nem vou zoar.

Sistema Nervoso: Sim, o Sistema Nervoso não é mais apenas o complexo (esse sim complexo de verdade) sistema organizacional das terminações nervosas no corpo e tudo que o engloba, mas uma doença também, você descobre isso ao ouvir frases do tipo "estou com o sistema nervoso", hmm, já sabe, se alguém está nervoso, esse quadro pode piorar para "alguém está com o sistema nervoso", e não tem médico que cure isso.

Enfim, algumas dessas doenças sequer existem, mas a maioria existe sim, não estou sacaneando quem é doente de fato, estou devaneando sobre as pessoas que além de nunca terem sido diagnosticadas com nenhuma delas por um profissional competente, ainda achar super legal tê-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário