sábado, 27 de novembro de 2010

Devaneio sobre "Nervoso" e "As vezes".

Eu não canso de repetir que às pessoas via de regra não pensam no que fala outro dia tava me divertindo pq decidi que corrigiria a todos com quem tivesse intimidade o suficiente, mas não o fiz pra ensinar ou pra me mostrar superior ou qualquer bom ou mau motivo, eu só queria me divertir com isso.

Segundo um Michaellis que achei na net mesmo, nervoso:

  1. Que pertence ou se refere aos nervos. 
  2. Que tem nervos. 
  3. Que tem sede ou origem nos nervos. 
  4. Que sofre de nervosismo. 
  5. Nimiamente sensível; exaltado. 
  6. Enérgico. 
  7. Robusto, vigoroso. 
  8. Bot Diz-se das folhas de nervuras muito salientes. 
  9. gír Diz-se do cabelo teimosamente encrespado, apesar de toda a brilhantina posta.
Esse tio Michaelis é mesmo um fanfarrão, se presta a escrever um dicionário sem por a mais comum aplicação da palavra.

Acontece que nossa amada língua ganhou outro significado e aplicação para "nervoso", nem vou tentar explicar a definição, vou dar só um exemplo:

Pára, pq esse som me dá NERVOSO.

Hein? Eu realmente tinha dificuldade de entender o que as pessoas queriam dizer com isso quando eu era criança, como assim um som "dá" nervoso? tem a variações "da nervosinho", etc.

Mas esse ainda não é o apocalipse oral (ui) da nossa língua, igual ou pior ao "nervoso" é o "as vezes". As pessoas parecem não saber dizer "talvez" e insistem em dizer "as vezes" em seu lugar. Ta achando que é sacanagem minha, né? Eu dou exemplos pra vocês verem que é isso mesmo.

Peguei esse exemplo agora no twitter, o rapaz twittou que finalmente a sms que ele mandou as 13hs foi respondida, uma pessoa que comete esse erro diria "as as vezes é pq a sms só chegou lá agora".

-Ah as vezes ele não ligou pq tava ocupado.

E pior, ficam com raiva quando eu me presto a não entender, pergunto mesmo:

-Ele não fez o que devia pq, sei lá, as vezes ele tava ocupado?
Eu - As vezes? Como assim? Que vezes?
-Nãaaao, quero dizer que ele pode nao ter feito pq as vezes tava ocupado;
-Ta, mas que vezes po?!

"As vezes" não é sinônimo de "talvez", nem "nervoso" é de"aflição" ou "agonia" por exemplo.

Enfim, desisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário